No meio da gravidez, é importante refletir sobre o acompanhamento para preparar o parto. Os cursos de preparação geralmente são feitos com a pessoa que estará ao seu lado no grande dia. Eles incluem uma parte teórica e uma parte prática com exercícios de relaxamento, respiração e posturas de parto. Esses cursos ajudam a criar um vínculo com o bebê ao abordar questões sobre a gravidez e o parto. Diferentes métodos de preparação estão disponíveis para melhor se preparar para a chegada do bebê.
Preparação para o parto de maneira tradicional
Essa preparação para o nascimento é oferecida às futuras mães em maternidades ou por suas parteiras. É muito completa, permitindo que os pais se sintam prontos e autônomos para o parto, a amamentação e a vida com o bebê. Aborda em detalhes a fisiologia da gravidez, o manejo da dor, bem como informações práticas sobre o momento ideal para ir à maternidade e as diferentes intervenções possíveis durante o parto. O papel do pai também é considerado, especialmente em relação aos cuidados com o recém-nascido. A amamentação ocupa um lugar importante, assim como a alimentação por mamadeira. Exercícios também são planejados para fortalecer o períneo e aliviar alguns desconfortos relacionados à gravidez.
Criar um vínculo com o bebê através da haptonomia
A haptonomia é um método de preparação para a parentalidade cada vez mais apreciado pelos pais. Baseia-se no contato afetivo entre os pais e seu bebê ainda não nascido, a partir do segundo trimestre da gravidez. Por meio de gestos, carícias e palavras, os pais convidam seu filho a se relacionar com eles. Essa preparação pode continuar após o nascimento, oferecendo momentos privilegiados a três. Os profissionais a quem recorrer para praticar este método são as parteiras, médicos de família ou ginecologistas.
Liberar as tensões com o yoga pré-natal
O yoga pré-natal é uma prática que combina alongamentos, meditação e relaxamento. Adaptado para mulheres grávidas a partir do 4º mês, visa aliviar as tensões relacionadas à gravidez enquanto prepara o períneo para o parto. As aulas podem ser frequentadas com a participação limitada do segundo pai. Após o parto, a jovem mãe pode continuar suas sessões de yoga pós-natal, incluindo seu filho para um momento especial de relaxamento e bem-estar.
Promover o relaxamento com a sofrologia
O método de relaxamento para mulheres grávidas ajuda a se concentrar no corpo e nas emoções. Guiadas pela voz do sofrologista, elas entram em um estado de semi-sono para gerenciar melhor as contrações e o parto. A sofrologia é uma preparação individual que não deixa muito espaço para o outro pai. Embora ele possa assistir às sessões, ele não é ator como em outros métodos, como a haptonomia.
A prática do canto durante a gravidez
Durante as sessões, a futura mãe trabalha sua postura, respiração e voz com exercícios vocais e jogos de sons. Essas aulas de canto pré-natal são ministradas por parteiras ou professores de canto treinados. A partir do 5º mês de gravidez, o bebê é sensível aos sons externos. A música, o canto e as vozes já permitem criar um vínculo com ele. A voz grave do futuro pai também é uma vantagem durante o canto pré-natal.
Treinamento na piscina
A preparação na piscina é uma atividade relaxante para mulheres grávidas. A água quente facilita os movimentos e proporciona uma sensação de leveza. As sessões são realizadas em pequenos grupos e não duram mais que 45 minutos. Esta preparação para o parto pode ser praticada durante toda a gravidez, exceto contra-indicação médica.
Aliviar os desconfortos da gravidez com a acupuntura
A medicina tradicional chinesa oferece a acupuntura, uma técnica que consiste em estimular certas partes do corpo com agulhas finas. Essas sessões podem aliviar tensões, dores e até distúrbios do sono. Elas são realizadas por um acupunturista ou uma parteira treinada, mas é preferível obter uma opinião médica previamente. O outro pai não tem um papel principal durante essas sessões.
No final da gravidez, a acupuntura pode ser usada para se preparar para o parto se o bebê estiver em posição de nádegas. Essas 8 sessões são reembolsadas pela segurança social se forem ministradas por uma parteira ou médico.
É importante preparar sua mala de maternidade a partir do 8º mês de gravidez em vista do parto.